Alto contraste
Tamanho da Fonte:
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretaria de Administração
Secretaria de Agricultura
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Finanças
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Transporte
Secretaria de Obras
Secretaria de Controle Interno
Secretaria de Previdência Social
01 de fevereiro de 2018 em EDUCAÇÃO
III FORMAÇÃO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º) DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS.

O Governo Municipal de Vila por meio de sua secretaria municipal de Educação, realizou no dia (01), de fevereiro a III Formação do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º) do Ensino Fundamental de 9 Anos, ficando um grupo com:  Ciclos de Debates e Oficinas Sobre Desenvolvimento Infantil e Estratégias Didático Metodológicas.

O primeiro momento iniciou a organização com a leitura de um texto de reflexão “Arte Naif” com exposição das gravuras, para que o grupo observasse cada imagem a explorar as mesmas, segundo momento a formadora pediu que formasse dois grupos para debates, onde houve trocas de experiências vivenciadas em sala de aula, apreciação das artes no qual com atenção em todos os traços de imagens das gravuras com crianças na apresentação de culturas, desencadeadas a realidade das imagens em vários conteúdos a serem trabalhados dentro de uma sala.

Entrando em debates que podem se trabalhar: cores, formas, cultura, religião, tempo, estações de ano, meio ambiente, relevo, meios de transporte, números e outros, onde obtivemos aproveito e prazer na aula, com ajuda da professora formadora e estudo do caderno 3 Linguagem Oral, Linguagem Escrita Educação Infantil: Práticas e Interação houve distribuição de material e textos informativos de forma que possamos trabalhar dentro da realidade de nossas crianças da educação infantil.

Também houve vídeo de Antônio Porteiro utilizando lousa digital, onde houve a entender a valorização da arte de cada um de nós, com utilização do debate CEALE da professora Mônica explorando os princípios que fundamentaram o projeto de leitura e escrita na educação infantil o terceiro momento no termino das atividades reunirmos em um único grupo, para avaliarmos o encontro.

Em outro momento o segundo grupo ficou com: A Oralidade, a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização.

A terceira formação do PNAIC foi realizada no município de Vila Boa – GO com sucesso. Outro assunto que teve uma boa compreensão foi sobre rotina e planejamento principalmente destacando passo a passo o essencial para produção significativa com o foco nas habilidades e competências.

Em fins apesar do cansaço físico depois de um dia todo de trabalho, e todas as ansiedades de regência que os professores trouxeram, é possível afirmar que a formação alcançou o objetivo estabelecido.

Como também retornar os caminhos de leitura e matemática, manter uma rotina pedagógica e principalmente elaborar planos de aula reais, lúdicos e significativos reafirmando o compromisso de alfabetizar nossas crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamenta de 9 anos até aos 8 anos de idade.

Fonte. Assessoria.