O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado na ultima quinta-feira, 19 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas da área central da cidade de Vila Boa. A caminhada, que contou com a participação de alunos de escolas das redes pública de ensino, alertou para a importância e necessidade de união da sociedade para o enfrentamento do problema na cidade.
“É importante termos a consciência que não devemos deixar que pessoas abusem de nossas crianças. Temos que exigir respeito. Denunciem qualquer caso, não tenham medo”,
“Essa data é um marco nacional. Todo alerta, todo combate é muito importante. Essa caminhada tem a função de conscientizar contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”.
O dia 18 de maio
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.